Chamadas de capítulos de livros

Chamadas abertas para propostas de obras autorais e coletâneas. 

Escreva para hipotesebooks@gmail.com 

= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = 

 CHAMADA DE TRABALHOS "GÊNERO E CULTURA, VOL. IV, 2020

Tema: Saúde mental em tempos de conservadorismos
Prazo: 10/06/2020

Nesta chamada para o livro "Gênero e Cultura: Perspectivas Formativas", chegamos ao quarto volume com a proposta de compartilhar uma multiplicidade de perspectivas críticas em torno da temática de saude mental e suas conexões com as opressões de gênero e das sexualidades. Em tempos de conservadorismos em nosso país, e seus muitos movimentos no mundo todo, o número de feminicídios tem aumentado, em suas diversas expressões, como os transfeminicídios e lesbofeminicídios. Nos perguntamos: como está a saúde mental destas pessoas neste momento? O que temos feito para enfrentar esta situação? Que subsídios teóricos e práticos temos para promover saude mental neste contexto?


A necropolítica que atravessa as vidas das pessoas subalternizadas, povos indígenas, pessoas negras, povos da terra e as mulheres em situação de vulnerabilidade social em especial, tem sido legitimada por discursos de ódio, com alguns contornos fascistas, neste momento político. Trata-se de uma questão a ser refletida, desde as perspectivas da saúde pública, da educação, das artes e das ciências em geral. É bastante evidente que, neste contexto, mulheres cis e trans têm sido assassinadas por situações que podemos referenciar como parte do sexismo presente em nossa sociedade, e também é evidente que pessoas sexodissidentes têm precisado seguir a exílios, vivem pânico e a segurança para os corpos dissidentes da cisheterossexualidade têm sido também alvo de ataques violentos dos mais diversos tipos, o que impacta na saúde mental diretamente.

Nesse sentido, convidamos trabalhos individuais, em parcerias e desde diferentes lugares institucionais e políticos, e de diferentes áreas de saber, para compartilhar ideias, processos criativos, iniciativas, projetos e pesquisas que se relacionem com o tema deste número, desde perspectivas das políticas públicas, dos movimentos sociais, das narrativas possíveis. Buscamos, assim, continuar nosso processo de reflexão nesta série de livros, pois acreditamos numa editoria política.

COMO CONTRIBUIR

Este será um livro lançado na rede gratuitamente e pretendemos poder contar com a sua colaboração nesta empreitada. O texto deve ter até 15 laudas, e seguir o modelo do link: https://goo.gl/SNcLMg e pedimos que os trabalhos de pesquisa sigam as normas editoriais da Hipótese, dando especial atenção às dimensões éticas.

Caso você tenha uma proposta que não se adeque necessariamente a um artigo, como portfólios de imagens, poesias, manifestos, textos dramáticos ou outros modos de contribuição, nos escreva para que possamos pensar juntas sua forma de participação.

As contribuições devem ser enviadas por e-mail, com o assunto "Gênero e Cultura 4", até o dia 10 de junho de 2020, para ivanfrt@yahoo.com.br 


Um abraço,
Rafael Siqueira de Guimarães, Viviane Vergueiro, Marcela Marcos & Ivan Fortunato