Sobre a Revista Hipótese

A Revista Hipótese é um periódico eletrônico, multidisciplinar, que trabalha com o sistema de avaliação às cegas por pares (mínimo duas avaliações), e tem como objetivo disseminar o conhecimento científico produzido nacional e internacionalmente.

A partir de 2019, a Revista Hipótese passa a ser uma publicação anual, adotando o sistema de publicação conforme a aceitação do artigo. Com isso, espera-se agilizar a disseminação do conhecimento produzido. Mesmo assim, a Revista Hipótese continuará a publicar seções temáticas, sendo que seus organizadores se responsabilizam por agrupar pelo menos seis artigos, oriundos de instituições distintas. 

Os artigos submetidos para a Revista Hipótese devem estar no modelo disponibilizado no site, ter no máximos três autorxs, sendo obrigatória a participação de um/a doutor/a.

Até 2018, Revista Hipótese foi trimestral, publicando artigos reunidos sempre em torno de um tema específico na seção "Dossiê", artigos diversos na seção "Tema Livre", além de publicar resenhas, entrevistas, notas, poesias, contos e outras comunicações na seção "Palavra Aberta e Inspirações".

A Revista Hipótese é de acesso livre, ou seja, não há custo para publicação ou acesso aos artigos.

Entre março de 2015 e agosto de 2016, a Revista Hipótese foi publicada em parceria com a Coordenadoria de Pesquisa e Inovação do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo, câmpus de Itapetininga. 

Os editores e membros dos conselhos editorial e consultivo desta Revista endossam o Código de Boas Práticas Científicas publicado pela FAPESP, em 2014.

Recomenda-se que todos os autores e avaliadores leiam o documento, disponível em: https://www.fapesp.br/boaspraticas/FAPESP-Codigo_de_Boas_Praticas_Cientificas_2014.pdf